Saiba mais/
Sobre o curso/
BEM-VINDOS ao curso
"A EXISTÊNCIA
NO SÉCULO
XXI"
Em 1848, o historiador político e historiador francês Alexis de Tocqueville (1805-1859), falava a respeito do que ele entendia como o mal do seu século (século XIX).
Nas suas palavras, o mal seria uma inquietação dos espíritos. E apesar da sua área de atuação serem os movimentos sociais e políticos, seu diagnóstico foi certeiro.
Desta forma, o ângulo pelo qual trataremos desse mal-estar em nosso curso será o da "filosofia da existência", além da sua clássica reflexão acerca da angústia e ansiedade.
A intenção, portanto, é aprofundar este conceito, e inserido no contexto do século XXI, lançar um olhar sobre os filósofos que construíram essa escola de pensamento.
Depoimentos de Alunos/
Maria Cristina B. Navarra
Além da excelência do conteúdo da aula, este curso fica em nossas cabeças, nos fazendo refletir não apenas sobre o que somos verdadeiramente, mas como vivemos a vida de forma supérflua e soberba.; até que o vento nos atinja e nos mostre que somos nada.
Ana Lucia Sampaio Farias
Caro Pondé, muito obrigada pelo excelente curso, aprendi muito: Aulas claras, conceitos precisos e concatenados, excelente e desafiadora bibliografia a ser visitada muitas vezes. Mais uma vez, obrigada!!
Adriana Torres Beck
Gostaria de exprimir minha gratidão ao professor Luís Felipe Pondé e equipe pela oportunidade, através da internet, parabéns pela qualidade das imagens, do som, e obviamente a mestria do professor. As aulas são intensamente clarificadoras, objetivas e com profundidade.
Cronograma de aulas/
A era da ansiedade e
como entender suas causas
Pascal e o tédio
Kierkegaard,
angústia e desesperO
Sartre - o nada e a náusea
Camus - o absurdo e a revolta
Karl Jaspers e o naufrágio
do mundo como cura
Emil Cioran: o que eu sei aos 60
já sabia aos 20, 40 longos anos de um
trabalho inútil se verificação
Conclusão: O século XXI
será da mentira e da psiquiatria